História
Em 1959, na cidade de Pirassununga/SP, nascia a Müller, Franco & Cia. Ltda., empresa que dava nome ao sonho do seu fundador Guilherme Müller Filho, brasileiro com origem e ascendência alemã. No início das operações, a Companhia produzia e comercializava a cachaça que viria a se tornar uma das mais conhecidas e consumidas no planeta: a Cachaça 51, que logo conquistou o mercado e se transformou em um dos nomes mais importantes da indústria de bebidas, referência no Brasil e no mundo.
Guilherme Müller Filho, que partilhava desse sonho com seu sócio, responsável pela parte administrativa e financeira, comercializava a cachaça na região e transportava a bebida dos engenhos para a sede em tanques de madeira. Tudo sobre as quatro rodas do seu Ford F-8.
A empresa que engarrafava a 51 em vasilhames de cerveja de 600 ml passou a engarrafá-la em recipientes transparentes de 1 litro. No final da década, o nome passa a ser Müller Franco Ltda. e a Cachaça 51 se torna mais atraente, com um novo rótulo e um conta-gotas de alumínio.
Em 1974, a empresa deu mais um importante passo. Para garantir a demanda de um mercado em completa expansão, o Sr. Guilherme importava a mais moderna linha de engarrafamento da época. Devido aos recorrentes investimentos em tecnologia e a uma política pioneira de gestão de qualidade, o crescimento ganhava força e gerava grandes recordes de produção.
Ainda no fim da década, surgia o conceito “51 - Uma Boa Ideia”, que se transformou em slogan e que rapidamente ganhou marca registrada. Com isso, a 51 marcou o mercado publicitário como a primeira cachaça com comunicação profissional e integrada.
A empresa passou por uma grande reestruturação, realizando grandes investimentos na formação de especialistas em cachaça, como gerentes, vendedores e promotores, responsáveis por atender um mercado em expansão. Para otimizar o contato com os clientes, a empresa implementou novas estruturas organizacionais e escritórios comerciais em todas as regiões do Brasil.
Em 1983, um novo nome surgiu. A Caninha 51 Indústria e Comércio de Bebidas Ltda. avançava com investimentos em pesquisa de mercado para conhecer cada vez mais os consumidores e suas expectativas quanto ao produto.
Nesta década, a empresa adquiriu a chácara Taboão, em Pirassununga/SP, onde está até hoje instalada.
Um momento marcante na história da empresa. A Cachaça 51 se torna líder e começa a ser exportada para o mundo. O Japão foi o primeiro país a recebê-la. O reconhecimento pelo esforço e pela dedicação veio através de importantes certificações: a ISO 9001:2008 (Sistemas de Gestão da Qualidade) e ISO 14001:2004 (Sistemas de Gestão Ambiental).
A década foi marcada pelos ótimos resultados comerciais e por mais uma importante mudança no nome: Indústrias Müller de Bebidas Ltda. Nesse período ocorreu a inauguração da Cia. Müller de Bebidas – NE, em Cabo de Santo Agostinho/PE, uma unidade fabril promissora capaz de atender a demanda no Nordeste. Nesta época, chegava ao mercado o Conhaque Domus, o primeiro conhaque em embalagem de vidro transparente. Outro lançamento marcante foi o da Caipirinha Mix 51, que revolucionou o jeito de preparar a mais brasileira das bebidas, a consagrada caipirinha, utilizando uma avançada técnica de liofilização, que reúne limão e açúcar de uma forma inovadora. Foi nessa mesma fase que a Terra Brazilis chegou ao mercado, uma cachaça com sabor e aroma exclusivos, fruto do envelhecimento de parte de sua produção em tonéis de carvalho.
A empresa se consolida como Companhia Müller de Bebidas e avança para o futuro com o lançamento da 51 Ice, o soft drink que é a mistura perfeita da Cachaça 51 com frutas. Um produto jovem e inovador, sendo o primeiro da categoria Ice à base de cachaça. Nessa fase, a empresa reforça os Programas de Qualidade a fim de otimizar os processos e oferecer uma ótima estrutura aos colaboradores.
A Companhia Müller de Bebidas é hoje a maior e mais importante produtora de cachaça do mundo, construindo um portfólio resiliente de marcas de sucesso no mercado de bebidas.
Ao longo dos anos, a empresa provou que diversificação, inovação e qualidade são os principais pilares para a projeção global, consolidando a exportação da Cachaça 51 em mais de 50 países.
Em 2013, a cachaça foi reconhecida pelo Alcohol and Tobacco Tax and Trade Bureau, órgão governamental dos EUA, como um produto legitimamente brasileiro, dando visibilidade ao país pela produção autêntica de cachaça.
A Cia. Müller se tornou um dos principais polos de geração de empregos diretos no setor, com mais de 1.300 vagas ocupadas, sendo referência internacional no desenvolvimento sustentável e no crescimento econômico. Isso se deve à implantação permanente de programas de gestão de qualidade, saúde e meio ambiente, além de avançados núcleos tecnológicos instituídos em todas as áreas operacionais da empresa.
A Companhia Müller de Bebidas é um organismo vivo que não para. A busca por melhorias em práticas e processos é constante e resultou em importantes certificações nacionais e internacionais, como a ISO 9001:2015, ISO 14001:2015, ISO 45001:2018 e ISO 22000:2018, além da certificação Kosher e Etanol Mais Verde.